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O que fazer quando meu boleto rejeita?


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Olá Desenvolvedor!

Este post explicará como tratar uma rejeição bancária ao emitir um boleto.

Tanto o registro via Webservice(API) bancário quanto o registro via CNAB(240/400) estão suscetíveis a rejeições por parte do banco. Isso ocorre pois a informação enviada ao banco esta fora dos padrões do manual. Cada forma de registro tem seu próprio manual para a maioria dos bancos, logo um boleto aceito com o registro do tipo CNAB pode não ser aceito no registro do tipo Webservice(API).

 

O primeiro passo é identificar o motivo da rejeição, mas como faço isso? 

No formato CNAB, o banco devolve dentro do arquivo de retorno, um código de rejeição (previsto no manual de integração de cada banco). Esse retorno chega para o cedente normalmente no próximo e deve ser processado por seu software a fim de localizar o campo determinado no manual bancário que contem o motivo da rejeição. 

Já no formato Webservice/API, o retorno é instantâneo, e vem em formato de "tag" como resposta ao  JSON ou XML enviado ao banco. Dentro desse JSON ou XML, é possível localizar a tag com o motivo da rejeição.

 

E com as ferramentas Tecnospeed, como funciona?

Se você faz uso de nossas ferramentas, basta utilizar a rota de consulta, ela é padronizada para todas as formas de registro e temos um campo "motivo" que apresenta esse retorno bancário após nosso processamento do CNAB ou XML/JSON.

É importante destacar que o Plugboleto tem uma ferramenta para pré validação dos boletos emitidos, isso reduz a quantidade de rejeições e facilita consideravelmente o trabalho de entendimento da rejeição. Ainda assim pode ser necessário um apoio por parte do banco, uma vez que os códigos apresentados pelo banco nem sempre são claros, muitas vezes genéricos e de difícil interpretação.

Visando auxiliar nessa interpretação de rejeições, aqui no HUB temos  atualizações constantemente para catalogar os diferentes cenários que nossos consultores encontram.

Link do HUB para os Produtos Fintech: https://forum.casadodesenvolvedor.com.br/forum/13-tecnospeed-fintech/ 

 

Agora basta descartar o boleto, corrigir as informações que o banco apontou e emitir novamente!

Agora que já temos a causa do problema, basta alterar os dados em seu software e reemitir o boleto.

 

E com as ferramentas Tecnospeed, como funciona?

Se você faz uso de nossas ferramentas, utilize a rota de descarte antes de emitir um novo boleto, isso fará com que o boleto rejeitado não apareça mais em nossa GUI/Portal do Cedente.

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