Jump to content

Protocolo HTTP e HTTPS


Postagens Recomendadas

Ola Desenvolvedor! 

Já se perguntou qual a diferença entre protocolo HTTP E HTTPS? Vamos explicar de forma bem simples quais as principais diferenças entre as duas formas de envio de  requisições.

Protocolo HTTP

 O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web, o HTTP especifica, entre outras informações, como serão feitas as requisições.

 No entanto, como o HTTP é um protocolo baseado em texto, portanto, toda a informação transmitida é enviada em texto, com isso cria-se uma facilidade na interceptação de manipulação dos dados enviados, considerando o contexto apresentado, quando é disparado uma REQUISIÇÃO utilizando o protocolo HTTP os dados enviados estão os dados estão suscetíveis a serem inteceptados/fraudados com muita facilidade.

Metodos de requisições utilizados:

O protocolo HTTP utiliza métodos de requisições predefinidos que informam ao servidor qual tarefa ele deve executar no recurso desejado:
GET requisição de um recurso
POST adiciona/cria um recurso
PUT modifica diretamente um recurso
DELETE remove um recurso específico
PATCH modifica parcialmente um recurso

 
Protocolo HTTPS

Via de regra o HTTPS é definido como  HTTP Seguro que nada mais é que um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade às REQUISIÇÕES.
 Basicamente o HTTPS criptografa e descriptografa as requisições do usuário bem como as respostas do servidor. O uso do HTTPS protege contra ataques conhecidos que visam interceptar essas requisições e sequestrar dados sensíveis.

O que é o SSL
SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, nada mais é que uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito. Diversas versões dos protocolos de segurança estão em uso generalizado em navegação na web, serviços de e-mail, mensagens instantâneas e VoIP.

Qual o protocolo utilizado nos produtos TECNOSPEED?

Em nossos produtos temos disponível as duas formas de envio de requisições, pelo fato de que em nossa base de clientes ainda existem Software Houses que utilizam linguagens antigas que não tem suporte ao protocolo HTTPS, porem recomendamos fortemente que utilizem envios HTTPS pelos motivos de segurança que abordamos acima. 

 

Prancheta 3.png

 

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 47 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...