Jump to content

Métodos de avaliação de uma Startup - Valuation para Startups


Karina Harumi

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Você está criando uma startup ou já tem uma startup sabe que calcular seu valor não é uma tarefa muito fácil. Nesses negócios, o valuation, precisa geralmente ser feito quando ainda não atingiram o breakeven ou estejam com pouco tempo de “vida”. 

Atenção, esse processo é de extrema importância por ser um argumento poderoso na negociação de investimentos. O valuation no caso das startups se torna o principal indicador do quão atrativa ela é para o mercado. 

E sabe o que influencia no valuation de uma startup?

  • A visão do empreendedor;
  • Sua estratégia definida;
  • O time que compõe o negócio;
  • Seu produto desenvolvido.

Então, separamos aqui resumidamente, os 9 métodos de avaliação de startups e seu princípio: 

  1. Berkus: Avaliação baseada na análise de 5 fatores-chave (valor básico, tecnologia, execução, go-to-market e produção);
  2. Avaliação de Fatores de Risco: Avaliação baseada em um valor base ajustada por 12 fatores de risco padrão (risco gerencial, estágio do negócio, legislação/risco político, risco de produção, risco sobre as vendas, risco de financiamento, risco de competição, risco de tecnologia, risco de litígio, risco internacional, risco de reputação e potencial de saída lucrativa);
  3. Scorecard: Avaliação baseada em uma média ponderada ajustada por uma empresa similar;
  4. Negociações Comparáveis: Avaliação baseada na regra de três de um KPI de uma empresa similar;
  5. Valor Contábil: Avaliação baseada nos ativos tangíveis da empresa; 
  6. Valor de Liquidação: Avaliação baseada no valor de sucata dos ativos tangíveis da empresa;
  7. Fluxo de Caixa Descontado: Avaliação baseada na perpetuidade do fluxo de caixa descontado; 
  8. First Chicago: Avaliação baseada na média ponderada de três cenários de avaliação;
  9. Venture Capital (Método do Capital de Risco): Avaliação baseada no ROI esperado pelo investido. 

Por fim, saiba que calcular o valuation do seu negócio é um dos melhores pontos de partida para levantar fundos, mas a necessidade do empreendedor e o apetite do investidor falam mais alto no final. 🤑

E aí já conhecia esses métodos? Comenta aí embaixo. 

  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...