Jump to content

REQUISIÇÕES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS O QUE SÃO ?


Postagens Recomendadas

 

Olá Desenvolvedor(a).

Hoje abordaremos as diferenças entre rotas SÍNCRONAS e ASSÍNCRONAS, e a forma com que nossas API's utilizam essas funcionalidades. Primeiramente vamos entender qual a diferença entre os dois tipos de requisições e como são utilizadas.

TIPOS DE ROTAS

Síncrona

Nesta rota no momento em que uma requisição é enviada, o processo que origina a requisição é bloqueado até que exista uma resposta, ou seja, não é possível enviar novas requisições enquanto a requisição em processamos seja finalizada, existe sincronismo entre as requisições. Como por exemplo e envio de NF-e a sefaz nessa modalidade de requisição a SEFAZ retorna imediatamente o status da nota.

Assíncrona

Na utilização de uma rota Assíncrona, não existe “sincronismo” entre as requisições, deste modo é possível mandar várias requisições em paralelo, e as respostas serão disponibilizadas de acordo com a finalização do processamento individual. Seguindo o exemplo da NF-e nessa modalidade de requisição você não terá o o status da nota imediatamente mas sim em outro momento.

 

Como a TECNOSPEED utiliza essa funcionalidade em suas API’s.

Nós utilizamos as rotas síncronas e assíncronas visando a melhor performance de nossas API’s otimizando o uso da CPU como por exemplo em nossa API PlugBoleto para emissão de boletos. Utilizamos rotas síncronas para requisições consideradas mais “leves”, ou seja, requisições onde demanda menos utilização de CPU como cadastro de cedentes, contas, convênios e etc. E nos casos de rotas de processamento mais “pesado” como requisições de envio de JSON de boletos e UPLOAD DE RETORNO utilizamos uma rota POST assíncrona onde após preenchido com ARQUIVO DE RETORNO convertido em Base64 é gerado um PROTOCOLO DE PROCESSAMENTO conforme imagem abaixo:

bSwrwys8Ze0KTq8RaZaSRcC7WavDLMXWxLnCqOEU2cwvyMpR9mHZ_YVz45RN6vOyMNcykk0-zfI-Eznw8XeGbSVcdkMG2pHGciXAr6-9aEouqfjcYmDsMBwSnGz4y6IYzD5epy2V


Após a finalização do processamento da requisição fazemos a consulta do protocolo de processamento utilizando rota GET para consultar o protocolo de processamento e ter acesso aos dados retornados:

bLXGEnitWQgSuyYaBHGM387o9Jyi9xbu2NTxjqzHK7_5rM2QnYzoGGSukIvozBmUYQxDKFzBVlcV0OxKbLgrTsY_2tjeX5W0IrYCfrHVDzy6GPKr3We6IBDy6LmH8BtaCGt7d58t

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso tenha interesse em conhecer nossas soluções para desenvolvedores entre em contato conosco! Será um prazer te atender!

E restando qualquer dúvida estamos à disposição!

 

115719641_Prancheta6.png.60f01d577e369e5831a5481b8a7372f7.png

 

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...