Jump to content

Entendendo a estrutura do ARQUIVO DE REMESSA


Postagens Recomendadas

Olá Desenvolvedor(a).

Hoje vamos entender um pouco mais sobre a estrutura do ARQUIVO DE REMESSA, primeiramente vamos contextualizar sobre o que é o arquivo de remessa e para que é utilizado na rotina de registro de transações  bancárias.

Para que se faz necessário o ARQUIVO DE REMESSA?

O arquivo de remessa é um documento enviado ao banco ou instituição financeira para sinalizar a emissão de uma transação eletrônica, como por exemplo um boleto. Esse arquivo contém informações que permitem registrar ou dar baixas em cobranças, pagamento de títulos, impostos e folha de pagamento.

Um boleto só pode ser registrado com sucesso quando estiver acompanhado do arquivo de remessa, facilitando os processos para o banco, para o emissor e para o pagador.

“De forma resumida, ele é um arquivo que contém todos os dados que o banco precisa para registrar a transação.”

ESTRUTURA

Todas as instituições financeiras seguem o modelo de ARQUIVO DE REMESSA definido pela FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos que é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro, porém os bancos podem variar em pontos/informações específicas em suas remessas mantendo sempre a estrutura principal que consiste em: Header de Arquivo, Header de lote, Segmentos de detalhe, Trailer de lote e Trailer de arquivo.

Abaixo temos um exemplo de como esse arquivo é formado:

image.thumb.png.50d7f599e26466dd108144bbdce7fef4.png

Header de Arquivo

É a primeira linha do arquivo de remessa é nele que tem as principais informações do cedente como CNPJ número de conta, agência e convênio além de dados de SACADOR/AVALISTA quando necessário.

Header de Lote

Header de Lote iniciará na segunda linha do arquivo de remessa, os lotes são subdivisões que existem dentro do arquivo, separando os diferentes  tipos de cobrança que podem existir na remessa como por exemplo: COBRANÇA,DOC, TED e etc.


Registro de Detalhe

O registro de detalhe pode ser definido como o “CORPO DO ARQUIVO” nele fica contido os dados de cada título enviado na remessa como nome do pagador, valor, instruções de juros/multa e etc. 

Cada  registro de detalhe pode ser composto por um ou mais segmentos, isso varia de acordo com o tipo de serviço que ele detalha, existem vários tipos de segmentos de registro diferentes e eles são definidos pelo tipo de serviço.

Trailer de Lote

Tem a função de indicar o fim do lote, em alguns casos faz a totalização dos registros e valores contidos no lote.

Trailer de Arquivo

Trata-se do fechamento do arquivo de remessa e possui informações como o tipo de registro e número do sequencial da remessa.

Geração de remessa na solução da TECNOSPEED.

Nossa aplicação PlugBoleto conta com o recurso de geração do arquivo de remessa, após enviado o JSON de envio do boleto e estando na situação de “EMITIDO” o cedente pode solicitar a geração do ARQUIVO DE REMESSA, nossa aplicação irá gerar o arquivo de acordo com a estrutura definida pela FEBRABAN e regras específicas definidas pelos bancos, eliminando assim possíveis problemas para a Software House relacionados a estrutura de arquivos . 

Após gerado o arquivo de remessa o cedente tem a opção de envio manual, onde o cedente solicita o arquivo de remessa em nossa API ou OCX, e nós te devolvemos o conteúdo do arquivo de remessa, para que então, seja feito o envio do arquivo manualmente ao banco via internet banking/sistema bancário e existe também o  envio automático, onde o cedente solicita o arquivo de remessa em nossa API ou OCX, e este arquivo é gerado nos servidores da TECNOSPEED e nós fazemos a entrega dele ao banco, de forma totalmente automatizada e sem necessidade de manipulação do arquivo de remessa pelo usuário final.

Caso tenha interesse em conhecer nossos produtos voltados à Cobrança Bancária entre em contato conosco! Será um prazer te atender!

E restando qualquer dúvida estamos à disposição!

1053008652_Prancheta6.png.c130c5b2a23decfeb85617d286b3ae84.png

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...