Jump to content

Qual é a melhor linguagem de programação?


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Fazer essa pergunta é um caminho pra começar uma briga, né? 🥶

A resposta diplomática é que toda linguagem de programação foi criada para suprir uma necessidade. Se existe uma outra linguagem que também supre essa necessidade, então ninguém em sã consciência entraria em todo o rolo de criar uma nova linguagem.

No geral, o que isso significa é que toda linguagem que existe e não está completamente obsoleta é “a melhor” para uma aplicação particular.

Toda linguagem por alguma razão é o que é. Então não há apenas uma “melhor” linguagem. Há sempre coisas em que ela é muito boa e coisas que nem tanto.

No entanto, tem gente que diz que existem as piores linguagens.

Para Steve Baker , as piores linguagens do momento são algumas bobinhas como BrainF**k e Befunge, e falando sério, pra ele PHP seria a pior linguagem que ainda está em uso, junto com COBOL.

Pra ele, C++ é a melhor linguagem porque ele usa pra quase tudo, e também por causa do tipo de software que desenvolve. Mas pra outras pessoas, é JavaScript ou Pyhton, ou Java ou Ruby, ou C# ou Objectice C ou FORTRAN or Lisp…

Exceto PHP e COBOL. Pro Steve, essas duas são realmente terríveis, e a única razão pela qual você ainda deveria continuar usando seria para manter projetos antigos e grandes, que pra reescrever seriam muito custosos.

E aí, o que você acha?

Postei e saí correndo… 🏃‍♂️

 

Postagem de ago/19

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

@Luiz:

Linguagens de programação são ferramentas orientadas à solução de problemas. Há linguagens especializadas nas mais diversas funções - como o Fortran para a computação científica e o R para a ciência de dados; há linguagens de uso geral, como C, C++, Pascal, etc.

Acredito que, de um ponto de vista prático, a melhor linguagem é aquela que resolve o seu problema.

Mas este não é necessariamente o único critério. Em termos de design, o C# é superior ao C++, na medida em que este é uma linguagem de mercado, à qual se adicionaram features variadas ao longo do tempo; o C# foi mais bem planejado desde o princípio.

Um aspecto que muita gente ignora ao falar das melhores linguagens é o ecossistema. Ninguém pode negar a importância do ecossistema surgido ao redor do JavaScript! Este aspecto é bastante considerado por linguagens mais novas, como por exemplo o Rust. A comunidade é um ponto do qual os rustaceans costumam se gabar.

E falando em ecossistema, também existe o aspecto suporte. C# e Java têm muitos benefícios neste sentido.

Penso que o importante seja constituir sua própria caixa de ferramentas e colocar nela linguagens úteis para as atividades que você desenvolve, sem se prender a uma especificamente.

Mais do que falar em qual linguagem é a melhor, acho interessante falar no que precisa ou não ser melhorado em todas as linguagens. Quem gosta de falhas de segurança? Memory leaks? Data races? Códigos ilegíveis? Implementações complicadas? Desempenho ruim?

As linguagens mais amadas e mais odiadas do StackOverflow: https://insights.stackoverflow.com/survey/2019 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

@lucas.gusmao:

 

Eu concordo com o que o @Luiz falou… Pela experiência que adquirimos nesses anos aqui na empresa, a melhor linguagem de programação (e replico isso para banco de dados, também - pq não?) é a que resolve seus problemas.

Aqui, buscamos não nos prender a uma linguagem específica, por isso nossas soluções rodam com linguagens diferentes, pois cada uma pode ser aproveitada melhor que a outra, dependendo do cenário. (set/19)

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 1 month later...

Linguagem de programação é muito pessoal de cada um, eu conheço mestres em PHP, que criam coisas inimaginaveis, assim como trabalhei por 20 anos com Cobol, e ainda nao vi e nao conheci linguagem mais rapida a acesso a dados, atualmente trabalho com C# e vb.net, Porem as minhas api´s eu desenvolvo em PHP, linguagem simples e rapida para criar. 

Me sinto bem com o que faço hoje e com as linguagens que trabalhei e trabalho. Não existe pior ou melhor, existe aquela que voce domina e faz pra pagar as contas.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...