Jump to content

One on ones - Você conhece essa poderosa prática de gestão?


Leonardo_Galdioli

Postagens Recomendadas

One on ones, o que é?

 

É uma prática de gestão que acontece entre o líder e o liderado. Basicamente é uma conversa informal que existe entre os dois, com uma frequência maior do que um feedback, por exemplo. 

Por isso é importante deixar claro, que o one on ones não é um feedback, pois o feedback é uma reunião formal e geralmente considera alguns critérios de avaliação.

 

Quais resultados o one on ones pode trazer para sua empresa?

 

O principal resultado desta prática, é a aproximação da gestão com a equipe operacional, isso gera confiança de ambas as partes para compartilhar informações relevantes sobre vários aspectos: sobre a empresa, sobre o trabalho do gestor, sobre os desejos de carreira do colaborador, sobre problemas operacionais, e outros.

Além disso, o one on ones permite que você antecipe problemas que possam acontecer no futuro da sua organização, como por exemplo conflitos entre colaboradores, possíveis desligamentos, sobrecarga de atividades em pessoas chave para a empresa, entre outros.

 

Ao praticar o one on ones, a gestão dos colaboradores fica muito mais fácil, já que frequentemente o líder tem a oportunidade de pontuar as melhorias a serem trabalhadas pelo colaborador. Isso garante que não haja muita surpresas quando acontecer algum feedback formal, ou até mesmo um desligamento.

 

Como fazer one on ones?

 

Preferencialmente os one on ones devem ser semanais, mas de acordo com a realidade da equipe ou da empresa, a cadência pode ser quinzenal ou mensal.

Os encontros devem ter pelo menos 30 minutos, onde separamos 10 minutos para o liderado falar, nos próximos 10 minutos o líder fala, e na última parte, existe um debate entre os dois para deliberação.

Pode parecer que essa prática irá tomar muito tempo do líder, conversar com toda a equipe toda semana. Mas não se preocupe, a maior parte do tempo de um líder deve ser dedicada aos liderados, e com o one on ones ele vai resolver problemas muito mais rápido.

 

Aqui vão algumas dicas de como fazer one on ones:

  • Reservar uma agenda em dia e horário específico para cada colaborador, assim o líder e liderado já sabem que aquele momento é reservado para conversarem, e podem se preparar para o evento. Por exemplo: toda quinta-feira as 10:00;
  • O líder deve evitar fazer mais que três one on ones em um dia, pois pode ficar muito cansativo e não ser produtivo;
  • Nunca se deve cancelar um one on ones, esse momento é sagrado para o liderado, quando o líder cancela, ele está dizendo que sua equipe é menos importante que outras atividades que ele tem a fazer;
  • O líder deve sempre iniciar com a mesma frase para despertar o gatilho de que o one on ones começou, por exemplo: “e aí, o que você me diz?”;
  • O líder deve evitar interromper o liderado em seu momento de falar, isso faz com que o liderado traga mais informações sem quebrar a linha de raciocínio. Além disso, o líder deve esperar alguns segundos antes de começar a falar após uma fala do liderado, isso porque, o ser humano tem a tendência de quebrar o silêncio. E é nessas horas que vem as melhoras informações;
  • O líder deve sempre fazer anotações, para não esquecer de responder nada ao liderado e também conseguir organizar seus direcionamentos para toda a equipe;
  • Ao final do one on ones, o líder sempre deve perguntar se o liderado gostaria de dizer mais alguma coisa, pois às vezes ele quer dar uma notícia ou tirar alguma dúvida mas não encontrou espaço para falar.

 

No começo pode ser difícil para o líder pensar em perguntas a se fazer em um one on ones, por isso segue um link com mais de 101 perguntas para ajudar nesse começo. Clique aqui.

 

Também temos um material em vídeo para dar mais detalhes sobre o que falei neste artigo.


O que é one on ones

 

 

Como fazer one on ones

 

  • Curtir 4
  • Amei 4
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
×
×
  • Create New...