Jump to content

Teste avaliação do componente de boleto

DIEGO SARKIS
 Compartilhar

Postagens Recomendadas

Olá,

Estou encarregado de avaliar o componente de boleto de vocês (a ideia é substituir o cobrebemx) temos nosso sistema em Visual Fox Pro, baixei o projeto de exemplo do site de vocês com certa dificuldade consegui baixar baixar o componente e o setup de instalação do componente, porem ao executar  formulario de exemplo surgiram algumas duvidas:

1. Em Configurações necessárias temos:
    ConfigurarSoftwareHouse - Método de setup do componente que exige dois parâmetros:
    CNPJ -> CNPJ da Software House.
    Token -> Token de integração com a API.
    Onde e como cadastro?
    fuçando um pouco aqui no hub achei um e-mail e nele tinha uma citação desse url

https://clientes.tecnospeed.com.br/register

2. Ao tentar cadastrar o Cedente retorna o seguinte:
    .:: Cadastrar Cedente ::.
       Mensagem: Acesso não autorizado.
    Os cabeçalhos obrigatórios não foram informados.

Status: ERRO
       ErroConexao: 

3. Ao tentar incluir o boleto retorna o seguinte:
    .:: Incluir Boleto ::.
       Mensagem: Boleto(s) processado(s) com sucesso.
       Status: SUCESSO

Item:          1
       Número Documento: 
       Id Integração: 
       Situação: 
       Nosso Número: 
       Erro: Os cabeçalhos obrigatórios não foram informados.

Basicamente preciso de uma ajuda de vocês para poder iniciar os testes afim de avaliar o produto e viabiliza-lo como alternativa a nossa solução atual.

Desde ja agradeço...

image.png

• Curtir 2
Compartilhe em outros sites

Boa tarde Diego, tudo bem com você?

Quando você tem um contrato conosco no seu cadastro é gerado a sua chave token, como você está avaliando a ferramenta a não ser que tenha contrato conosco de outro produto o seu CNPJ não terá um token, com isso você pode usar o CNPJ de teste (01001001000113) com o token dele (f22b97c0c9a3d41ac0a3875aba69e5aa), em alguns lugares da doc do boleto essa informação está nos exemplos do header como aqui, os avisos que a API te retornou nos passos 2 e 3 é justamente pela falta desses dados, você pode usar esse CNPJ e token como se fosse o da software house e cadastrar o seu próprio CNPJ como cedente para realizar os testes que deseja, qualquer dúvida estamos a disposição para te auxiliar,

Até a próxima.

• Curtir 1

Muito obrigado pela resposta André.

Vou estar testando hj os exemplos (arquivos txt com o conteúdos que vi ontem em algum git) afim de validar, conforme o surgimento de duvidas vou colocando aqui nesse mesmo tópico para termos o histórico. 

Duvida; Itaú e Sicoob, consigo gerar boleto para ambos?
(estão homologado já)

1 hora atrás, DIEGO SARKIS disse:

Muito obrigado pela resposta André.

Vou estar testando hj os exemplos (arquivos txt com o conteúdos que vi ontem em algum git) afim de validar, conforme o surgimento de duvidas vou colocando aqui nesse mesmo tópico para termos o histórico. 

Duvida; Itaú e Sicoob, consigo gerar boleto para ambos?
(estão homologado já)

Bom dia Diego,

Sim, o banco Itaú e Sicoob estão disponíveis para emissão de boletos e no caso especifico desses dois bancos todas as formas de emissão (manual, transmissão automática e registro instantâneo) estão disponíveis, de forma adicional você pode consultar aqui todos os bancos e as formas de emissão disponíveis para cada um, sempre que precisar estaremos por aqui para te ajudar,

Até a próxima.

Bom dia Diego, tudo bem com você?

Se você estiver utilizando o ambiente de homologação o link para a área do cedente é o http://homologacao.cobrancabancaria.tecnospeed.com.br/ o login e a senha são o CNPJ e o token que você recebeu quando cadastrou o cedente no ambiente de homologação utilizando aquele CNPJ de final 113 que te passei no post de ontem, nessa área você poderá ver todos os dados do cedente, as contas, os convênios, os boletos emitidos e outras configurações como webhooks e notificações por ações como ao registrar um boleto ou a liquidação dele ocorrer e muito mais, qualquer dúvida estamos a disposição para te auxiliar,

Até a próxima.

17 minutos atrás, DIEGO SARKIS disse:

Opa, Obrigado pelo retorno, tentei acessar mas esta aparecendo isso:

image.png

Bom dia Diego, 

Obrigado por retornar que essa rota está apresentando essa mensagem, vamos corrigir isso, mas por aqui https://homologacao.plugboleto.com.br/ você também consegue acessar a área do cedente e com isso contornar o problema da outra rota,

Até a próxima.

André, bom dia.

Estive testando os cadastros de cedente, conta e convenio via OCX pelo FoxPro, seguindo o projeto exemplo de vocês, consegui incluir um cedente 52718124000100, a conta e o convênio, fui consultar no portal da SH (https://homologacao.plugboleto.com.br/), consegui encontrar o cedente, porem ao consultar a conta e convenio não encontrou nada.

Testei o mesmo com um cedente ja existente na base 07443253000189, inclui a conta e o convenio, pelo portal da SH e desta forma consigo navegar e verificar os o cedente, a conta associada ao cedente e o convenio na lista de convênios,  com isso pergunto, ficou ficou faltando alguma informação, os exemplos do site estão atualizados?

Outra coisa que reparei é que após lograr-me no portal da SH, só aparece os itens abaixo:image.thumb.png.21ce10523429203772b1a62aa137deda.png

Outra dúvida: li que  que não existe um ambiente de homologação para o portal do sacado, somente o de produção (https://sacado.plugboleto.com.br/), no caso, se eu cadastrar um boleto para o sacado cadastrado por mim (no caso eu mesmo), vou conseguir ver o boleto emitido, no portal do sacado?

desde já agradeço.

7 horas atrás, DIEGO SARKIS disse:

consegui incluir um cedente 52718124000100, a conta e o convênio, fui consultar no portal da SH (https://homologacao.plugboleto.com.br/), consegui encontrar o cedente, porem ao consultar a conta e convenio não encontrou nada.

Boa tarde Diego, tudo bem?

Pode ter sido alguma questão de sincronização entre a GUI e a base, na API é instantâneo e nesse momento consultei o portal do cedente e nele tanto a conta quanto o convênio estão disponíveis para visualização/alteração conforme os dados que estão cadastrados na API como pode ver nos prints abaixo.

image.png

image.png

Outra coisa que reparei é que após lograr-me no portal da SH, só aparece os itens abaixo:

Boa tarde Diego, 

O portal da software house é diferente da do cedente, como são propósitos diferentes você vai notar que na do cedente é possível consultar os boletos, as contas, convênios, dados do próprio cedente e muitas outras opções, no caso do portal da SH você pode ativar ou desativar um cedente, realizar alterações nas contas e convênios dos cedentes, cadastrar webhooks, gerar impressões personalizadas além de relatórios como quantidade de boletos emitidos em determinado período pelo cedente e algumas outras opções, em suma o portal do cedente é a parte web de parte do dia a dia operacional do mesmo, já o portal da SH permite gerenciar os seus cedentes e obter informações sobre o consumo dos mesmos da API além de uma parte do operacional deles,

Qualquer dúvida estamos a disposição,

Até a próxima.

Outra dúvida: li que  que não existe um ambiente de homologação para o portal do sacado, somente o de produção (https://sacado.plugboleto.com.br/), no caso, se eu cadastrar um boleto para o sacado cadastrado por mim (no caso eu mesmo), vou conseguir ver o boleto emitido, no portal do sacado?

desde já agradeço.

Boa noite Diego,

Como o portal do sacado funciona apenas em produção esse boleto irá aparecer somente se tiver sido emitido em ambiente de produção, a ideia por trás desse portal do sacado é que o sacado possa ver em um único lugar todos os boletos que foram emitidos para ele por qualquer cedente que utilize a API da TS, estamos a disposição caso você tenha dúvidas,

Até mais.

Boa tarde André!

Outras duvidas,

Testando aqui a inclusão do boleto, por mais que eu mande N boletos juntos, não é possível gerar tudo no mesmo lote? Sempre 1 para 1, digo se enviar 100 boletos serão gerados 100 lotes diferentes, logo 100 idIntegracao distintos.

Solicitações de impressão, se eu informar N idintegracao será gerado N lotes de Impressão ou somente um lote de impressão com todos os boletos referenciados?

Envio de e-mail, faço a mesma pergunta, será gerado um lote ou N para consulta?

Remessa, será sempre gerado 1 remessa para 1  boleto, no caso so exemplo  citado tereo 100 remessas? 

Teria como gerar 1 lote com todos os 100 boletos?

att,

26 minutos atrás, DIEGO SARKIS disse:

Boa tarde André!

Outras duvidas,

Testando aqui a inclusão do boleto, por mais que eu mande N boletos juntos, não é possível gerar tudo no mesmo lote? Sempre 1 para 1, digo se enviar 100 boletos serão gerados 100 lotes diferentes, logo 100 idIntegracao distintos.

Solicitações de impressão, se eu informar N idintegracao será gerado N lotes de Impressão ou somente um lote de impressão com todos os boletos referenciados?

Envio de e-mail, faço a mesma pergunta, será gerado um lote ou N para consulta?

Remessa, será sempre gerado 1 remessa para 1  boleto, no caso so exemplo  citado tereo 100 remessas? 

Teria como gerar 1 lote com todos os 100 boletos?

att,

Ignore a mensagem acima, refiz os testes e vi que é possível,

• 1 month later...

Bom dia, 

Entrei como teste (CNPJ de teste 01001001000113 e o token f22b97c0c9a3d41ac0a3875aba69e5aa), via ocx, cadastrei o cedente 50651821000166, notei que no portal (https://homologacao.plugboleto.com.br/), consigo inativar ele, inclusive sou obrigado a informar o motivo, perfeito!

Duvida 1, consigo ativar/desativar ele via componente ocx?
Pergunto isso, pois na documentação não vi o campo (https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006192494-Cadastrando-um-Cedente)

Duvida 2, não encontrei um método de consulta então tentei alterar para saber a situação dele , mas quando tento alterar, mesmo após bloqueado via componente ocx, é retornado o objeto cedente pelo método BoletoX.IspdRetAlterarCedente, porem dos campos retornados somente status e mensagem trazem conteúdo.

"Erro de validação.
'cedentemotivoinativacao': É necessário inserir um motivo para a inativação."

(Esse campo não consta na documentação da ocx) existem mais campos não documentados?

Olá Diego, tudo bem?

Ao analisar a documentação, realmente não constavam a descrição destes campos. Já foi feita a inclusão. Obrigado por notar isso. Para continuar seus testes pode utilizar os seguintes:

CedenteMotivoInativacao=Teste
Situacao=INATIVO

Se tiver mais dúvidas, estamos por aqui.
Abraços!

Bom dia.

Obrigado pelo retorno! 

Agora estou com outra duvida, veja se consegue me ajudar:

Enviei os dados do boleto, boleto foi salvo, emitido  e processado com sucesso, gerei a remessa, agora preciso simular a baixa, tem alguma forma especifica para isso, ou eu devo gerar o arquivo de retorno na unha e enviar para API?

Outra duvida, qual a diferença entre os métodos Gerar Remessa() e GerarRemessaBaixa()

Bom dia Diego, tudo bem?

Sobre criar o arquivo de retorno você tem a opção de gerar ele na unha mesmo e nos enviar ou pegar um que tenha sido gerado pelo banco e no campo de identificação de titulo da empresa informar o idintegracao para baixa, sobre os métodos o Gerar Remessa() gera a remessa para enviar ao banco os títulos para registro dos mesmos para que pagamento pelo sacado seja possível, já o GerarRemessaBaixa() existe para que seja criado um arquivo de remessa que irá baixar os títulos que estiverem nele no banco por ordem do cedente por qualquer motivo que ele necessite que esses títulos sejam baixados sem quitação por parte do sacado, estamos a disposição caso você tenha dúvidas,

Até mais.

Em 22/09/2021 at 11:17, GuilhermeMartins disse:

Olá Diego, tudo bem?

Ao analisar a documentação, realmente não constavam a descrição destes campos. Já foi feita a inclusão. Obrigado por notar isso. Para continuar seus testes pode utilizar os seguintes:

CedenteMotivoInativacao=Teste
Situacao=INATIVO

Se tiver mais dúvidas, estamos por aqui.
Abraços!

Bom dia Guilherme, 

Estive verificando a documentação e não encontrei métodos semelhantes aos da API na ocx para a Consulta de Contas, Convênios e Cedente (https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360022751054-Consultando-Contas-Convênios-e-Cedente), estaria faltando na documentação, e/ou na implementação do demo em foxpro ou não existe mesmo?

att,

Boa tarde Diego, tudo bem?

Pela OCX não é possível realizar a consulta nem de contas, convênios ou cedentes, essa opção é exclusiva para o método GET da API, estamos a disposição caso você tenha dúvidas,

Até mais.

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
 Compartilhar

Sobre o Fórum

Este é um fórum para todos os devs e software houses!

Você como dev já passou por uma situação onde aconteceu algum bug, olhou para os lados e não tinha ninguém para te ajudar? Seus problemas acabaram! 😎 

Bem-vindo(a) ao fórum da Casa do Desenvolvedor, uma comunidade completa, onde desenvolvedores, software houses, aficionados por inovação e tecnologia podem tirar dúvidas, compartilhar novidades e conhecimento, trocar experiências e até postar uns memes que só nós da tecnologia entendemos 😅

Crie agora sua conta e vamos juntos criar uma comunidade forte! 

• Create New...