Jump to content

Níveis de leitura: Leitura inspecional


Thiago_Cavalcante

Postagens Recomendadas

      Dando sequência aos níveis de leitura, hoje iremos abordar sobre o segundo nível, o inspecional

      Importante explicar porque nos referimos a níveis e não tipos de leitura. Os níveis de leitura vão se somando, enquanto usar a expressão tipo dá, a ideia que um substitui o outro, o que não é a realidade, pois um nível de leitura, fortalece e soma ao nível anterior.

      Vamos à explicação. Esse nível de leitura, o inspecional, se divide em dois momentos: pré-leitura – ou “sondagem sistemática” – e a leitura rápida.

      A pré-leitura, que é quando o leitor examina o livro: lê a orelha, lê o sumário, faz uma leitura “por cima” do prefácio e folheia o livro sem nenhum método. 

      Por sua vez, a leitura rápida é aquela leitura que não se detém quando encontra algo que não entende. Vai lendo, vai lendo…

      Mortimer Adler diz que não é necessário parar de ler, mesmo quando a compreensão não é total. Segundo o autor (do livro: Como ler livros, citado no post inicial dessa série), o entendimento necessário virá na releitura, que encaminha para o próximo nível da leitura. Leitura analítica.

      Me conta o que tem achado dessa série de post. Já conhecia esses níveis de leitura que abordamos até agora?

      Sua opinião é muito importante para mim. Deixa seu like, comenta, compartilha, deixe sugestões para novos tópicos. 

 

      Um forte abraço a todos.

 

Por Thiago Cavalcante, Consultor de Negócios, Tecnospeed.

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

26 minutos atrás, Karina Harumi disse:

Não conhecia esses níveis de leitura e olha que amo ler hahahaha >< 
Estou gostando de conhecer 🙂

Obrigada por compartilhar! 

Que legal @Karina Harumi, fico feliz em saber que está gostando, seu feedback é muito importante. A alegria que sinto em poder contribuir de alguma forma, para somar a seus conhecimentos, não tem preço.

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...